Contagem Regressiva para desativação do Universal Analytics

Quem usa o Google Analytics há um certo tempo, sabe como era valiosa a análise em tempo real disponível. Com ela era possível identificar problemas que estavam acontecendo no site saber quais páginas estavam com erro naquele exato instante.

Mensagem Frequente ao Acessar as Propriedades do Google Analytics (UA): Algumas configurações dessa propriedade podem ser adicionadas automaticamente à sua propriedade conectada do Google Analytics 4 (GA4). Você pode desativar essa opção no Assistente de configuração. Lembrete: a partir de 1º de julho, essa propriedade do Universal Analytics vai deixar de processar dados. A partir dessa data, você só vai poder visualizar os dados históricos.

Recentemente com as legislações de proteção de dados os famosos cookies responsáveis por essa façanha passaram a ser bloqueados nos navegadores inviabilizando esse tipo de análise.

A nova versão do Google Analytics ou GA4 Analisa as informações por outras formas e agora sua ferramenta de análise de tempo real exibir somente os visitantes nos últimos 30 minutos.

A versão antiga também conhecida por Universal Analytics (UA) vai parar de processar dados a partir de primeiro de julho e com isso será o fim de uma era na análise de dados dando início a um novo formato

Estrutura de dados:

O Universal Analytics utiliza uma estrutura de dados baseada em cookies, enquanto o GA4 utiliza uma estrutura de dados baseada em eventos. No GA4, os eventos são o ponto central da coleta de dados, permitindo uma análise mais detalhada do comportamento do usuário em diferentes dispositivos e plataformas.

Rastreamento de usuários:

No Universal Analytics, o rastreamento de usuários é feito principalmente por meio de cookies. Já no GA4, o rastreamento é baseado em identificadores exclusivos, como o ID do Google (se o usuário estiver logado) ou o ID do dispositivo. Isso permite um acompanhamento mais preciso dos usuários, mesmo em diferentes dispositivos e em diferentes estágios de login.

Inteligência Artificial:

O GA4 oferece recursos aprimorados de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Ele utiliza o Google Signals para fornecer insights mais profundos sobre os usuários, como previsões de churn, segmentação avançada e análises preditivas.

Análise de dados:

O GA4 possui uma interface de análise de dados mais avançada e flexível em comparação com o Universal Analytics. Ele oferece recursos de análise de funil mais aprimorados, como funis de conversão exploratórios, além de uma interface de usuário mais intuitiva para visualização e exploração de dados.

Privacidade e conformidade:

O GA4 foi desenvolvido para se adequar a regulamentações de privacidade mais rigorosas, como o GDPR. Ele possui recursos aprimorados de anonimização de dados e permite um maior controle sobre o rastreamento de usuários, garantindo conformidade com as leis de proteção de dados.

Tempo Real

Google Universal Analytics: No Universal Analytics, a análise em tempo real é uma funcionalidade nativa da plataforma. Ele permite que você acompanhe e visualize os dados em tempo real, mostrando o número de usuários ativos, origens de tráfego, páginas visitadas e eventos em tempo real.

GA4 (Google Analytics 4): No GA4, a análise em tempo real também está disponível, mas com algumas diferenças em relação ao Universal Analytics. No GA4, a análise em tempo real é chamada de “Análise em tempo real do Firebase” e está integrada ao Google Firebase, uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos. Para acessar a análise em tempo real no GA4, você precisa usar a interface do Firebase, onde pode visualizar eventos em tempo real, ativação de usuários, conversões e outras métricas em tempo real.

É importante observar que a análise em tempo real no GA4 está mais voltada para aplicativos móveis e web do que para sites tradicionais. O GA4 oferece recursos mais avançados de análise para o comportamento dos usuários em aplicativos e dispositivos móveis, mas ainda permite uma análise em tempo real dos dados coletados.

Conclusão

Em virtude das novas regulamentações, da mudança expressiva na quantidade de dispositivos que uma mesma pessoa pode usar durante o processo de compra e das novas análises com IA, essas atualizações se mostraram necessárias.

Esperamos que tornem a análise do e-commerce mais simples e, ao mesmo tempo, com maior precisão. Por enquanto, plataformas e demais ecossistemas de ecommerce estão alinhando a integração de dados para só depois conseguir analisar os ganhos (ou não) com o GA4.

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