A Alphabet, holding do Google, disse nesta sexta-feira (20/01) que cortará cerca de 12.000 empregos, ou 6% de sua força de trabalho, enquanto o setor de tecnologia se recupera de demissões e empresas apostam seu futuro na inteligência artificial (IA).
Segundo memorado do CEO da Alphabet, Sundar Pichai, a Alphabet enfrentou “uma realidade econômica diferente” nos últimos dois anos, quando expandiu rapidamente o número de funcionários, decisões pelas quais Pichai disse assumir “total responsabilidade”.
“Nos últimos dois anos, vimos períodos de crescimento dramático. Para igualar e alimentar esse crescimento, contratamos para uma realidade econômica diferente da que enfrentamos hoje.”
A Empresa Líder em IA agora começa a ser desafiada pela Microsoft que anunciou essa semana que se concentraria em imbuir seus produtos com mais IA no futuro, e que também promoverá um corte de 10.000 empregos, cerca de 5% de sua força de trabalho.
As demissões da Alphabet seguiram uma revisão de seu pessoal e prioridades, levando a demissões em várias regiões, disse ele. Entre os que enfrentam cortes estão recrutadores, funcionários corporativos, equipes de engenharia e produtos, disse ele.
Nos Estados Unidos, a Alphabet já enviou e-mails aos funcionários afetados, enquanto que no exterior, as notificações de demissão levarão mais tempo devido às leis e práticas trabalhistas locais, de acordo com Pichai.
Confira abaixo o Post publicado no Blog do Google pelo CEO
Uma decisão difícil para nos preparar para o futuro
“Googlers,
Tenho algumas notícias difíceis para compartilhar. Decidimos reduzir nossa força de trabalho em aproximadamente 12.000 funções. Já enviamos um e-mail separado para os funcionários afetados nos EUA. Em outros países, esse processo levará mais tempo devido às leis e práticas locais.
Isso significa dizer adeus a algumas pessoas incrivelmente talentosas que trabalhamos duro para contratar e com as quais adoramos trabalhar. Sinto muito por isso. O fato de que essas mudanças afetarão a vida dos Googlers pesa muito sobre mim e assumo total responsabilidade pelas decisões que nos trouxeram até aqui.
Nos últimos dois anos, vimos períodos de crescimento dramático. Para acompanhar e alimentar esse crescimento, contratamos para uma realidade econômica diferente da que enfrentamos hoje.
Estou confiante na enorme oportunidade que temos diante de nós, graças à força de nossa missão, ao valor de nossos produtos e serviços e aos nossos primeiros investimentos em IA. Para capturá-lo totalmente, precisaremos fazer escolhas difíceis. Portanto, realizamos uma revisão rigorosa em todas as áreas e funções de produtos para garantir que nosso pessoal e funções estejam alinhados com nossas maiores prioridades como empresa. As funções que estamos eliminando refletem o resultado dessa revisão. Eles atravessam a Alphabet, áreas de produtos, funções, níveis e regiões.
Aos Googlers que estão nos deixando: obrigado por trabalhar tanto para ajudar pessoas e empresas em todos os lugares. Suas contribuições foram inestimáveis e somos gratos por elas.
Embora essa transição não seja fácil, vamos apoiar os funcionários enquanto eles procuram sua próxima oportunidade.
Nos E.U.A:
- Pagaremos os funcionários durante todo o período de notificação (mínimo de 60 dias).
- Também ofereceremos um pacote de indenização a partir de 16 semanas de salário mais duas semanas para cada ano adicional no Google e aceleraremos pelo menos 16 semanas de aquisição da GSU.
- Pagaremos os bônus de 2022 e o restante das férias.
- Estaremos oferecendo 6 meses de assistência médica, serviços de colocação de emprego e suporte de imigração para os afetados.
- Fora dos EUA, daremos suporte aos funcionários de acordo com as práticas locais.
Como uma empresa de quase 25 anos, estamos fadados a passar por ciclos econômicos difíceis. Esses são momentos importantes para aprimorar nosso foco, reestruturar nossa base de custos e direcionar nosso talento e capital para nossas maiores prioridades.
Ser limitado em algumas áreas nos permite apostar alto em outras. Pivotar a empresa para priorizar a IA anos atrás levou a avanços inovadores em nossos negócios e em todo o setor.
Graças a esses investimentos iniciais, os produtos do Google estão melhores do que nunca. E estamos nos preparando para compartilhar algumas experiências totalmente novas para usuários, desenvolvedores e empresas também. Temos uma oportunidade substancial à nossa frente com IA em nossos produtos e estamos preparados para abordá-la com ousadia e responsabilidade.
Todo esse trabalho é uma continuação do “desrespeito saudável pelo impossível” que tem sido central em nossa cultura desde o início. Quando olho para o Google hoje, vejo o mesmo espírito e energia conduzindo nossos esforços. É por isso que continuo otimista sobre nossa capacidade de cumprir nossa missão, mesmo em nossos dias mais difíceis. Hoje é certamente um deles.
Tenho certeza que você tem muitas perguntas sobre como vamos seguir em frente. Estaremos organizando uma prefeitura na segunda-feira. Verifique seu calendário para obter detalhes. Até então, por favor, cuidem-se bem enquanto absorvem esta difícil notícia. Como parte disso, se você está apenas começando seu dia de trabalho, sinta-se à vontade para trabalhar em casa hoje.
-Sundar”
Confira o post Original em https://blog.google/inside-google/message-ceo/january-update/