O Gestor de E-commerce que está começando ou mesmo quem já tem algum tempo na área, precisa ficar cada vez mais atento com as armadilhas que surgem todos os dias
A cada momento surgem novas ferramentas para “ajudar” o e-commerce a vender mais. E-mails de apresentação oferecem funcionalidades que vão duplicar as suas vendas em pouco tempo, ou tornar sua loja um dos grandes players do mercado.
Nascidos de contatos frios “garimpados” via LinkedIn, inúmeros e-mails diários recebidos para marcar uma “call” para entender o momento da empresa, e para o vendedor descobrir como a ferramenta que está vendendo pode ajudar a empresa a crescer.
Não entendem que o escasso tempo do empreendedor, drenado pelas inúmeras adversidades diárias, não pode ser compartilhado com eles.
Ferramentas sem precificação clara, que dependem de “proposta personalizada” para detalhar os valores são recorrentes. Esperam que o gestor ou lojista menos experiente detalhe todo o seu faturamento, fluxo de trabalho e problemas com as ferramentas que já utiliza, para só depois informar o preço que irá cobrar.
Cada vez mais mensagens desse tipo surgem na caixa de entrada, de forma sequencial, cobrando a resposta do e-mail anterior, não respondido. No entanto, como já dizia o sábio: “a falta de resposta também é uma resposta.”
As propostas são as mais descabidas. Algumas querem um percentual de seu faturamento. Outras querem longos períodos de fidelidade, sem nenhuma garantia de sucesso (e com multa integral do período, caso não esteja satisfeito com o serviço).
As armadilhas mais comuns
- Gastar todo o tempo que não tem para atender a todas as propostas que aparecem,
- Fazer toda a análise e ver que, na prática a teoria é outra e não vai lhe atender;
- Ferramentas que prometem muito e na hora de usar não funcionam devido a erros aguardando o “desenvolvimento”;
- Amarras com serviços por conta de pegadinhas contratuais,
- Falta de comprometimento com o cliente;
- Baixa qualidade de entrega
Para a maioria desses problemas com o passar do tempo vamos desenvolvendo “calos” e o faro para identificar de imediato as boas e más oportunidades, assim como a importantíssima capacidade de dizer não sem sentir culpa.
Desenvolver mecanismos para criar barreiras e fazer a triagem dessas armadilhas é indispensável para conseguir usar o pouco de tempo disponível em prol da evolução do negócio. Isso pode ser desde melhorar os filtros de e-mails até roteiros para analisar propostas e possíveis fornecedores.